2

segunda-feira

Tricotilomania, o que é?

Olá meninas. Hoje o assunto que vou abordar no blog é de extrema importância, senti a necessidade de falar sobre este distúrbio que acomete muitas meninas novas e tenho certeza que muitas não sabem que se trata de uma doença e muito menos já ouviram falar neste distúrbio. Então peço que leia se você tiver interesse de saber verdadeiramente do que se trata. E espero está ajudando alguma de vocês com essa postagem!


Tricotilomania  é um distúrbio crônico, relacionado ao transtorno obsessivo compulsivo, que faz com que a vítima sinta um desejo incontrolável de arrancar pêlos do próprio corpo, levando a uma notável calvície e provocando trauma, físico e psicológico. Ansiedade e depressão frequentemente acompanham o quadro. 
Os lugares mais frequentes são: couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Outros lugares também podem fazer parte dos locais escolhidos. 
Para muitas pessoas esse comportamento começa ainda na infância ou adolescência e dura por toda a vida, levando-as a calvície total.

Pessoas que sofrem de tricotilomania, costumam brincar com os cabelos que arrancam, examinando a raiz, passando os cabelos nos seus lábios, mordendo e até mesmo comendo-os, ação chamada de Tricotilofagia.
Essas pessoas sabem perfeitamente que esse comportamento não faz sentido algum, e por isso envergonham-se e tentam esconder a TTM.



Consequências: O impacto emocional causado pela TTM é muito grande. Sentimentos de impotência, isolamento, frustração, e vergonha, podem ter efeitos desastrosos na auto-estima de quem sofre de TTM. Não é incomum que pacientes com TTM sintam como se suas vidas tivesse sido arruinada por esse distúrbio. Geralmente o comportamento é mantido em segredo por anos e anos, tornando difícil até visitas ao médico. Muitos não procuram por ajuda, seja lá por pensarem que não há nada que possam fazer, por falta de informação, ou por medo. É também muito comum que sejam ridicularizados pelos próprios parentes.
Todo esse segredo relacionado ao distúrbio faz com que os sofredores se afastem da vida social.
O pior aspecto da TTM é a ingestão dos cabelos, que pode levar a formação de tricobenzoar, bolo de cabelo no estômago, que com o tempo pode causar um bloqueio intestinal.

Você exibe esses sintomas?


1) Você tem costume de ficar analizando seus cabelos com as pontas dos dedos, enrolando-os, e puxando-os?

2) Você faz isso enquanto lê, assiste TV, dirige, está no telefone, ou antes de adormecer?

3) Você tem a sensação de ansiedade e aumento de tensão antes de arrancar seus cabelos?

4) Você sente alivio após arrancar seus cabelos, seguido de culpa por tê-lo feito?

5) Você evita atividades como natação?

Se você exibe o comportamento acima, vocêpode sofrer de um distúrbio chamado Tricotilomania, ou TTM.



"A tricotilomania é muito mais que uma 'mania' de arrancar os fios de cabelo. É um distúrbio serio  que vem acompanhado de outros problemas e merece muita atenção e que pode trazer danos irreversíveis ou de difícil tratamento."


Tenha um ótimo dia!